Meu nome é Paula Salles, sou cabelereira e maquiadora há 15 anos, idealizadora da marca Natureza do Cabelo. Desde pequena encarei dificuldades com o meu cabelo - sempre foimuito cacheado e volumoso(e, por ser a única na família com este tipo de fios, ninguém sabia muito bem como lidar). Aos 16 anos passei a alisá-los: primeiro com as caixinhas de alisamento da farmácia, depois com as recém surgidasEscovasProgressivas.

Após cursar a faculdade de Turismo onde me identifiquei com Sustentabilidade e Conservação, decidi que faria um curso de cabelereira para enfim aprender a cuidar do meu próprio cabelo. Me apaixonei pela profissão e com ela transitei pordiversas áreas como Moda, TV, Produção de Noivas, Educação...sempre atendendo as minhas clientes de forma individualizada, buscando ressaltar da melhor forma sua beleza com o mínimo de intervenções.

Mesmo apaixonante, a área de beleza me trazia muitos questionamentos em relação ao consumo exagerado e desperdício de produtos, e a forma como as pessoas buscavam se transformar ficando, na minha visão, cada vez mais longe de suas essências. A pergunta que eu me fazia era “- O que está tão errado em mim que é tão difícil de aceitar?”.

Movida por essa inquietação busquei o que havia nos bastidores, e encontrei uma indústria de beleza que (de forma generalista) cresce às custas de nos fazer sentir sempre um pouco menos, inadequadas ou com algo a melhorar; e que a beleza que se vende no Brasil é importada de um padrão europeu muito distante da nossa realidade. Somos uma população miscigenada, diversa, colorida, que tem sua própria beleza, mas a esconde à medida que tenta se moldar e se enquadrar nas capas de revistas e filtros do Instagram.

Em 2016 fiz uma viagem à Índia e lá conheci a medicina Ayurvédica, uma prática milenar de saúde que considera todos os nossos hábitos como essenciais para o equilíbrio da vida, da alimentação aos rituais de fé; da rotina diária a forma que pensamos. Uma das principais chaves da Ayurveda é: “Só podemos passar na pele e no cabelo aquilo que podemos ingerir, pois tudo é absorvido pelo nosso corpo.”.

Esse conceito mudou a minha vida, e foi através da beleza que mais uma vez viria a minha transformação. Comecei uma busca incessante por produtos naturais que trouxessem resultados reais aos cabelos. Na época eram poucas opções, então mergulhei nos estudos da Cosmética Natural, que foi o pontapé para a minha transição capilar(agora sem químicas sintéticas). Aprendi que os tratamentos naturais cuidam também da alma, trazem conforto, aceitação e um bem estar que ajuda a atravessar esse período o qual estamos redescobrindo quem somos.

Em 2020, após muita pesquisa, junto à pandemia, eu estava pronta para oferecer todo esse conhecimento. Contei com a ajuda de uma grande parceira baiana na criação de uma linha de produtos que eu mesma não encontrava no mercado para indicar para as minhas clientes. Foi na força e no axé da Bahia, com as riquezas do Brasil junto com ervas milenares indianas, que nasceu a linha Natureza do Cabelo!

Produtos naturais artesanais cheios de magia e boa intenção! Meu desejo é que a beleza seja a porta de entrada para o seu despertar para uma vida mais consciente, com mais saúde e cuidado com você, e com a nossa casa que é esta terra!